sábado, 28 de fevereiro de 2015

ROMANELLI RECEBE VAIAS EM CORNÉLIO PROCÓPIO, NO NORTE DO PARANÁ

Líder do governo na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o parlamentar Luiz Claudio Romanelli (PMDB) foi recebido hoje no município de Cornélio Procópio sob protesto de professores da rede estadual de ensino, em greve há três semanas. Romanelli - que foi flagrado 'supostamente' zombando dos profissionais da área educacional no final do ano passado, ouviu ainda gritos de traidor. Natural de Londrina e reeleito com pouco mais de 60 mil votos, o político está sendo visto - em diferentes segmentos da sociedade, como um dos principais inimigos dos servidores públicos do Estado.
Clique na imagem para ampliar

MAIRINCKNEWS

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

SERVIDORES DA ÁREA EDUCACIONAL VOLTAM A PROTESTAR EM CURITIBA

Curitiba - Milhares de servidores da educação pública do Paraná participam de uma marcha no centro de Curitiba na manhã desta quarta-feira (25). Eles caminham pelas ruas centrais da cidade rumo ao Palácio Iguaçu - sede do executivo estadual, onde ocorre a terceira rodada de negociação para cessar a greve que entra em seu 17º dia. Por onde passam os servidores públicos recebem aplausos e gritos de apoio da sociedade curitibana. "Eles estão lutando por seus direitos e de maneira digna. Merecem não só aplausos, como nosso apoio", disse a arquiteta Cristina Wronowisk. É importante ressaltar que os profissionais da educação como de outros setores do funcionalismo estadual lutam contra várias medidas de austeridade do governador Beto Richa (PSDB) - elaboradas a toque de caixa, e que foram encaminhadas para apreciação dos parlamentares da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) no início deste mês. As medidas ferem, principalmente, as conquistas trabalhistas dos servidores estaduais. Entre elas, a extinção do Fundo Previdenciário da Paranáprevidência - atualmente com um superávit de R$ 8,5 bilhões.
Clique nas imagens para ampliar

MAIRINCKNEWS

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

APÓS OCUPAÇÃO NA ALEP, BETO RICHA (PSDB) RECUA E RETIRA "PACOTAÇO" CONTRA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO

Mesmo após o recuo e sem demonstrar qualquer humildade, Richa ainda foi infeliz ao chamar os servidores públicos de baderneiros em entrevista concedida à RPC TV. Será que o governante paranaense esqueceu que a Alep é uma Casa do Povo?

Curitiba - Ao custo de bombas de gás, tiros de balas de borracha e violência na frente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o governador Beto Richa perdeu a queda de braço para os servidores públicos, nesta quinta-feira (12). A vitória momentânea desses profissionais ocorreu após quatro dias de ocupação na Alep e foi coroada com o ofício do governador pedindo a retirada do "pacotaço" de medidas que afeta diretamente as conquistas trabalhistas de todos os setores do funcionalismo estadual.
Antes da retirada das medidas, houve grande resistência do governo e dos deputados da base governista, principalmente do líder, Luiz Claudio Romanelli (PMDB)Chegou a ser cogitado que a sessão de hoje fosse realizada fora do prédio da Casa Legislativa para evitar tumultos. Contudo, os deputados da base decidiram entrar na Assembleia a qualquer custo.
Respaldados pelo secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, os deputados que apoiam o governador entraram na Assembleia em um caminhão do pelotão de Choque da Polícia Militar. Os policiais chegaram a serrar as grades do portão para que o veículo adentrasse o pátio. Os servidores, que já estavam exaltados, derrubaram os portões da Assembleia e tentaram novamente ocupar o prédio. Foi nesse momento que começou a pancadaria.
Policiais, que faziam um cordão de proteção em torno do prédio principal, arremessaram bombas de gás e dispararam balas de borracha contra os manifestantes. Do lado de dentro, também havia policiais fortemente armados para evitar o acesso dos manifestantes até o local onde estavam os deputados. Em resposta aos ataques, vários educadores jogaram flores em direção aos policiaisDepois que houve tiros e bombas, os deputados decidiram por suspender a votação do pacotaço para evitar maiores embates. Mesmo assim, a confusão continuou do lado de fora. Manifestantes foram atingidos pelas balas de borracha e algumas pessoas desmaiaram.
Os ânimos só se acalmaram quando começou a circular a informação de que o governador havia recuado em relação às medidas contra o funcionalismo. Quando a entrega do ofício foi confirmada, houve comemoração e os deputados de oposição discursaram diante dos servidores. O deputado Nelson Luersen (PDT) elogiou a resistência dos manifestantes, afirmando que, sem ela, o recuo de Beto Richa não ocorreria. Ele também parabenizou os profissionais da imprensa que defenderam os servidores - criticando não somente a ação truculenta do governador como dos parlamentares da base governista.
Clique nas imagens para ampliar

 MAIRINCKNEWS

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

NO PARANÁ, BETO RICHA (PSDB) TENTA ACABAR COM AS CONQUISTAS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO

A categoria dos profissionais da área educacional será uma das mais prejudicadas se os parlamentares da Alep ( Assembleia Legislativa do Paraná) aprovarem, a partir de amanhã, o "pacotaço" de medidas que foi apresentado pelo executivo estadual no último dia 4. O editor do MAIRINCKNEWS espera que o atual governador reveja algumas de suas propostas, como o fim do quinquênio e anuênio, alteração no plano de carreira - que exclui os programas para promoção e progressões dos servidores, e , ainda, sobre a maléfica extinção do Fundo Previdenciário da Paranáprevidência. Medidas de austeridade fiscal que afetam não somente os educadores e funcionários das escolas bem como os demais setores do funcionalismo estadual. Até porque não são esses trabalhadores que oneram a sociedade paranaense - mas, sim, os políticos com seus poupudos vencimentos e vantagens. Resta saber, no entanto, até onde irá a má-fé do nosso governante e de todos os parlamentares da sua base aliada. 
Clique na imagem para ampliar

MAIRINCKNEWS