terça-feira, 12 de julho de 2011

Saída de Fruet do PSDB decepciona eleitores de Richa no Norte Pioneiro e na capital paranaense



O ex-deputado federal Gustavo Fruet convocou uma coletiva de imprensa para a manhã de quarta-feira (13). O evento deve selar a saída de Fruet do PSDB, partido ao qual está filiado desde 2005.
Fruet informou no seu site pessoal que o tema da coletiva será a "sucessão municipal em Curitiba e comentar as principais especulações que envolveram seu nome nos últimos meses". No entanto, o senador Álvaro Dias, também do PSDB, afirmou ao G1 que fontes ligadas ao ex-deputado entraram em contato com ele para que o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, fosse avisado da decisão de Fruet de deixar o PSDB. “Eu comuniquei ao Sérgio Guerra que ele estava de saída”, contou. O senador disse que, assim como Guerra, lamenta a saída de Fruet do partido.
Fruet já havia manifestado publicamente seu desejo de concorrer à Prefeitura de Curitiba nas eleições de 2012, mas não obteve garantias da direção estadual do partido.
Sonho da prefeitura
Fruet anunciou a disposição em ser candidato à Prefeitura da capital após o resultado das eleições de 2010, quando foi candidato ao Senado e ficou na terceira colocação, com expressiva votação. Gustavo ficou 1,7% atrás do segundo colocado, o ex-governador Roberto Requião, e obteve a maior votação em Curitiba – 646.886 votos (34,4% dos votos válidos).
Anteriormente, Fruet havia tentado, sem sucesso, ser o candidato do PMDB, seu antigo partido, em duas oportunidades. À época, ele não conseguiu vencer as convenções partidárias, que optaram pela candidatura de Maurício Requião em 2000, e pelo apoio a Ângelo Vanhoni (PT) em 2004.
Sem espaço no PMDB, Fruet deixou a legenda ainda em 2004, antes das eleições, nas quais apoiou o candidato do PSDB, Beto Richa, atual governador do Paraná.
Ingresso no PSDB
Fruet anunciou sua filiação ao PSDB em 2005. Pelo partido, foi reeleito deputado federal, com a maior votação do estado, em 2006. Em 2010, Fruet foi candidato ao Senado Federal, mas não foi eleito. Por G1